
É, cores.
Esse é o título do meu conjunto de palavras de hoje.
Eu pensei em algo como "as cores da minha vida", ou "as minhas cores preferidas", mas acho que ficaria algo muito copiado, irreal.
E eu sou realista, embora eu mesma não soubesse disso, foi a Carol que me disse.
Sinceramente?
Eu preferiria muito mais ser uma sonhadora com a cabeça nas nuvens. Se bem que...acho que sou assim de vez em quando. Por outro lado, é bom ter os pés no chão...
Ah, isso tá ficando complicado! Deixa eu voltar pro assunto que parei... Oh sim, as cores.
Eu adoro tudo colorido. Já prometi a mim mesma que, se o lance do trailler não funcionar e eu não sair pelo mundo buscando inspiração pras histórias, vou arranjar uma casinha e pintar cada cômodo de uma cor:
A sala: amarelo.
Por quê? Não sei, acho que é uma cor bem tranqüila que ao mesmo tempo, nos revigora. Depois do meu quarto (e da cozinha, claro) a sala é o lugar onde eu mais gosto de ficar.
O meu quarto: azul-céu.
Por quê? Minha cor preferida, tem motivo melhor?
A varanda: verde! Verde, verde, verde!
Por quê? Viva o meio-ambiente!
A cozinha e o banheiro: branco.
Por quê? Mim não gostar de azulejos com florzinhas pequetititas. Lembra uma vovó, sei lá o.O
O que mais falta? Ah sim, a garagem! Claro que eu vou ter uma. Como eu já disse, só se não tiver um trailler. Aí eu dou um jeito de comprar um daqueles mini-carros que tem muito por aqui. Acho que se escreve "Smart", sei lá. Eles economizam gasolina e são uma fofura! Ainda dou um jeito de arrumar um... Aham, vamos à cor pra garagem: hm...talvez vermelho.
É uma pena ter um quinto lugar na minha casa imaginária. Eu queria que tudo fosse da cor da bandeira do Brasil (amarelo, azul, verde, branco...). Mas como preto (das palavras "Ordem e Progresso") ia ficar muito estranho, vamos de vermelho mesmo.
Se você não entendeu essa linha de pensamento, não se preocupe. Não está sozinho.Aliás, vocês sabiam que era pra ser "Amor, Ordem e Progresso"?? Li uma reportagem num jornal há algum tempo. Não foi assim porque os políticos (ou sei lá quem é que organiza essas coisas) disseram a Ordem cria o Progresso, e o Progresso gera a Ordem. Então acabaram deixando o Amor de lado. Que absurdo!!
Ah, como eu falo! Na verdade a minha idéia inicial era falar das cores do dia. Mais aí tecla vai, tecla vem, e eu acabo não dizendo coisa com coisa.
Bom, ignorando todo o texto acima, vamos começar de novo: eu adoro as cores do dia. Tem gente que só repara quando o sol está nascendo e se pondo. Mas pra mim, o dia todo é feito de um "mix" de cores, luz e sombra.
Um dos meus horários de melhor cor é o meio dia quando o sol está fervendo. Calma lá! Não pensem que eu gosto de ficar suada e derretendo como muitas vezes acontece. O que eu acho legal é que, quando o sol está bem forte mesmo, ele reflete no chão e tudo fica com um efeito amarelado. Não a mesma coisa que um pôr-do-sol, é um amarelo vivo e energizante.
O único problema é que nem sempre é tão nítido quanto deveria. Aí as pessoas não costumam ver essa beleza, e só reclamam do mormaço que dá nesse horário.
(não achei nehuma foto que pudesse reprsentar essa cor y.y)
Outra cor legal, que é exatamente o contrário da primeira, é o lindo prateado do céu quando as nuvens encobrem cada réstia de azul. Não confundam com o cinza que fica quando está quase pra chover. Essa cor também é interessante por que vem acompanhada de um friozinho gostoso. A cor prateada que eu falo é quando as nuvens brancas deixam passar um poucos raios de sol. Que em vez em brigarem entre si pra ver que é o mais forte, se misturam. Gente, a Natureza é um grande símbolo de etiqueta!
O prata reluz tanto que chega a arder a vista, se você olhar por muito tempo. Outro motivo pra eu gostar disso. Acho interessante essa "obrigação" de desviar os olhos quando algo é brilhante demais. Será que é o que o
demon sente, quando tenta olhar pra Deus? (que mudança de assunto! o.O)

(se vocês olharem láááá pro alto, acima da cabeça dela, vão achar algo parecido com a minha idéia de cor xD)
Outra cor a ser notada é a cor da neblina. Não é necessariamente branco ou prata. Chega quase a ser uma sensação. Alguém já foi numa montanha e viu o vale lá embaixo, coberto de neblina? Ou num morro tão alto que é impossível ver a ponta? Pois bem, quando eu vejo que há neblina, me vem a sensação arrepiante de um sopro macio - como quando se assopra uma vela de aniversário - , tudo parece escondido dentro de um grande abraço. É impressionante.

Algo muito legal também, é a cor do céu azul, misturada com a luz do sol e um pouco de verde das plantas. Se houver nuvens grandes e fofas, é ainda melhor. Experimente fazer assim: deitem num gramado com algumas árvores bem verdinhas em volta. Olhe pra um céu azul e tente ver formas nas nuvens de algodão. Se tiver uma brisa leve...ah então está tudo perfeito!!

(essa foto eu tirei enquanto voltava de um churrasco com meus colegas, aquele, que eu escrevi no Entre Mãe e Filha. Essa nuvem à esquerda tá demais né? Eu vejo uma nave espacial ali, e vocês? xDD)
Não sei vocês, mas eu tenho uma mania de olhar as nuvens. Eu gosto dessa idéia de voar sem sair do chão. Gosto de descobrir feições e movimentos nelas. Os
cúmulos (aquelas grandes e fofas que eu falei) costumam mostrar mais os rosto das pessoas. E por algum motivo eu também vejo muitos cachorros e sapatos nelas @_@
Os
cirros (as que parecem ter sido feitas por um avião, sempre esticadas) mostram muito as pessoas correndo, uma guerra com raios laser, o vento (um segredinho: eu acho que o vento é muito mal representando nos desenhos por uma folhinha flutuando no ar. As pessoas deveriam desenhar essas nuvens quando quisessem passar essa impressão).
Também há nuvens que me lembram carneirinhos, ou cadeiras de um cinema. Há nuvens tão próximas que ficam lisas na parte de baixo, e parecendo um vulcão na parte de cima. Há nuvens iguais a corações e outras como mãos humanas que parecem sustentar alguma coisa. Há vários tipos de nuvens.
Nossa, viajei total nessas últimas linhas né? Mas se preparem, porque aí vai a minha cor preferida de um dia
inteiro:
A cor de uma noite estrelada.
Não sei como, nem quando comecei a gostar mais desse efeito de luz. Tudo o que sei é que às vezes eu olhava pro céu e torcia pra que a energia faltasse, por alguns instantes apenas. Para que eu pudesse ver melhor a lua e as estrelas, escondidas pelos postes de eletricidade.
Isso já aconteceu algumas vezes. E foi perfeito.

Imagine uma noite quente no Amazonas, numa cidade pequena. São quase oito e meia e você está brincando na calçada com seus amigos. De repente a luz falta e todo mundo sai atrás de agumas velas, lanternas. Você olha pro céu como quem não quer nada, e uma imensidão de pontos brilhantes piscam pra você. Enquanto você mesmo está coberto de escuridão, seja pra direita ou esquerda, o céu revela um universo muito maior do que pular amarelinha com a sua vizinha de 5 anos. Do outro lado, uma lua cheia, grande e amarelada, faz você perguntar coisas muito inteligentes: qual será o sabor do queijo de lá? Onde São Jorge mora quando é lua nova? Será que os extraterrestres estão nos espiando agora? Ou estão fazendo a festa do queijo
Gouda? Por quê não me levaram junto? Eu adoro
Gouda!!
Sim, eu sei. Eu viajo na maionese (ou na mozzarela) quando escrevo algo sobre os meus gostos. Mas o que fazer né? Eu me sinto como várias pessoas em uma menina só, e cada pessoa tem a sua cor preferida, a sua roupa mais legal, a sua mania mais estranha, o seu talento que até agora não descobriu... eu acho bom ter um blog. Onde eu posso escrever. E ninguém nunca me chamou de maluca por isso! (pelo menos até agora) Acho que há mais pessoas de múltipla personalidade na internet do que eu pensei...
Bom, minhas últimas palavras de hoje: eu gostaria que quem lesse isso aproveitasse pra olhar pela janela e me dizer qual é a cor do momento em questão. É bom abrir novos horizontes e saber a cor de cada lugar!

Tenham um dia bem colorido.