quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sabedoria mundana

Na aula de história aprendi que na Idade Média as pessoas costumavam morrer "de repente", seja por causa da peste, de bandidos, de regras da igreja católica, os diabos!. Daí surgiu a frase em latim memento mori, que significa algo como "lembra-te de que vais morrer".
Desse pensamento surgiram duas filosofias: vanitas e carpe diem.

A primeira diz que tudo é passageiro, sem importância. Por isso o ser humano deve renunciar a todos os inúteis bens materiais e se dedicar inteiramente a Deus. De acordo com a blíbia, uma outra vida nos aguarda. Uma vida sem preconceitos, sem doenças, sem tristeza, onde todos cantarão em louvor a Deus.
Portanto, nossa casa, nossa família, nosso corpo, até nosso esmalte de unha, é completamente inútil.

A outra versão, carpe diem, é completamente diferente. Significa "aproveite o momento", o que quer dizer: "Beleza, já que eu posso estar morto amanhã, vou fazer tudo o que tiver vontade hoje!". Afinal de contas, a vida mundana não é tão vazia assim. E quem pode garantir que existirá mesmo um futuro após a morte? A ideia de nos tornarmos apenas poeira perdida no esquecimento é assustadora, mas possível.
Ou seja, aproveitar a vida o maxímo possível (sem se esquecer das responsabilidades, é claro).

Porque estou dizendo tudo isso? Bem, eu vejo pessoas completamente nervosas por aí, ou que desistiram de agir como as crianças puras que foram um dia. Tenho um recado pra essas pessoas: eu e você, seres com boa saúde, comida na geladeira e escova de dentes, que não moram em desertos, reformatórios ou áreas de guerra, temos todos os motivos para sermos "carpe diemianos". Eu sei que o futuro é algo "de muitíssimo valor", mas viver é um privilégio. Rir é um privilégio. Ir ao banheiro é um privilégio.

Então, faça-me o favor e VIVA! Nunca é tarde pra começar. Mesmo se você não souber se vai acordar amanhã.

7 comentários:

Cristiano Neves disse...

Carpe Diem my friend.

Carla Rosso disse...

Eu tento passar isso sempre pra minha mãe, pena que ela não entende. Eu demorei um pouquinho,mas hoje sou completamente VIVA!

Nina disse...

Nossa, qt filosofia... filha eu acho que por respeito, Bíblia é com letra maiúscula. É igual qd vc quis colocar aquele livro em cima da Bíblia aqui, e eu disse, "em cima da Bíblia, nada!" pois é...

Bom acho entao que devemos viver entre o vanitas e o carpe diem, né?
Filinha, escreva mais, olha como vc escreve bem :)
mamae fica tao orgulhosa...

Anônimo disse...

Bom inspiração...
Ah sei lá cara !
Não consigo ser criativa como você:fato.

beijos

Lua Albus disse...

Acho que devemos encontar o equilíbrio entre as duas filisofias, mas a Carpe Diam ainda é a minha predieta *fatão*
Claaaaro que quando eu era menor era bem mais animada e aproveitava a vida, mas, fazer o quê néa?

E essa do esalte de unha eu adorei, ontem redescobri a utilização do esmalte e *milagre* arrumei as unhas!

Silvia Cristina disse...

Você tem toda razão Laura,
Adorei esse post cheio de boas energias... Fico com o carpe diemianos... Agora chegou minha hora de (re)viver...


Beijos

J. Filho disse...

É isso ai! Nessa você mostrou que Carpe Diem é mais que uma marca de perfume. xD


Alias, só por curiosidade, a parte do "(...)Ir ao banheiro é um privilégio" é a completa prova da existência dessa filosofia, afinal, o sanitário tem a incrível capacidade de liberar as mais profundas emoções do ser humano (acredite, dependendo do dia ele pode ser o objeto mais desejado pelo indivíduo), sem contar que ele é extremamente democrático (até a rainha da Inglaterra perde a compostura diante dele... em um dia difícil deve até escorrer uma lágrima do olho como qualquer outro mortal).
Afff, lá vou eu de novo, estragando uma sequência de comentários de qualidade com pensamentos provindos do lavabo. u.u