sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Finalmente, uma folga


Escrito há 3 dias

Aaaahh! Estou tão feliz!

Hoje é sexta, o que significa que amanhã é sábado, depois domingo. E quando for segunda-feira de novo...eu não vou ter aula!

Numa boa, eu acho que na Alemanha tem mais feriados do que no Brasil (sério!). Olha só: minhas aulas começaram dia 8 se novembro, e na semana que vem, vai ser Herbstferien, ou seja, férias de outono! Onde que no Brasil a gente tem uma semana de folga pra comemorar mudança de estação??

(Falando em mudança de estação, tá um frio horrendo lá fora. Acabei de chegar da escola e tava marcando 9°C!)

Mas a partir de amanhã isso vai acabar (ok, vai ser uma pequena pausa). Nada de levantar às 5:30 da manhã, da de correr atrás de ônibus, fazer contas de matemática, decorar o nome de ossos e órgãos em alemão, pagar mico em aula de inglês...

Tudo bem, eu sei que falando assim, parece que eu detesto estudar. Não se enganem, eu GOSTO de ter um livro nas mãos (mesmo não sendo ficção, fantasia etc.).

Eu gosto de estudar coisas que atraem minha atenção. Tenho uma porção de exemplos: antigos deuses gregos e romanos, constelações, fases da lua, auto-estima, meio-ambiente, pequenas religiões espalhadas pelo planeta, badulaques esotéricos, contos-de-fada, Leonardo da Vinci, cultura japonesa, lendas urbanas, folclore brasileiro, música, ética, Joana D'Arc, livros infanto-juvenis, baleias, casamentos, truques de mágica, chakras, literatura, ioga, arte moderna e por aí vai...

O problema é que poucas ou quase nada dessas opções estão incluídas nas minhas matérias escolares. Pelo menos ainda não. E é frustante estudar coisas que você sabe (ou pelo menos acha) que nunca vai usar na sua vida. Por Deus, o que me importa saber algo como "o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos"?! Da primeira vez que ouvi essa frase me peguei pensando: "E DAÍ?"
Até agora não entendi o que significa. E estou viva.

Claro, tem coisas que são inevitáveis. Você tem que aprender e pronto. Um dia vai precisar.
Tá, isso é ótimo, mas mesmo assim, tem coisa que eu não entendo. Por exemplo: porque é importante saber a raiz quadrada das coisas? Isso é... Não tem explicação! Me diz, alguém já foi parado na rua por alguém que disse: "eu tenho uma faca aqui na minha bolsa, me fala qual é a raiz quadrada de 144 ou eu enfio ela no seu estômago!"

Francamente, acho que essa coisa de raiz quadrada é só uma maneira de testar se a gente aprendeu a tabuada.

"Laura, quando é 12 x 12?"
"144, professora!"
"Laura, quando é 3 x 5?"
"É 15, professora!"
"Laura, qual é a raiz quadrada de 144?"
"Hein?"

* * *

Tá legal, coitada da matemática, estou usando-a como desculpa. Também tem uma porção de coisas em geografia, por exemplo, que eu nunca precisei. Mas tá, eu fico quieta.

Voltando ao tema inicial, é feriado. A felicidade foi elevada ao quadrado quando eu me toquei que o único dever de casa que faltava fazer era escrever uma historinha em alemão.
Meus dotes linguístico podem não ser os melhores em inglês, mas digamos que compensa no alemão. Claro que ainda tem muuuuita coisa pra aprender, mas quem mais, em apenas 15 minutos de aula, aprendeu perfeitamente a diferença entre der, den, dem e des?

2 comentários:

Nina disse...

A diferenca entres esses artigos aí, putz! nao é facil nao né? ei tu aprendeu isso em 15 minutos? :(

minha filha dá um banho em mim, buáaááááá

pois vc pensa que nao vai estudar é?? peraí mocinha, a gente vai já pra mesa revisar os temas de sala de aula... férias! humpf! e depois ainda vai arrumar a casa, que esse tema aí a mamae entende bem, muahaaahhhhh!!!!

Amanda Marina ♥ disse...

Gosto de estudar mais ou menos as mesmas coisas que você disse aí!
Pitagora é legal! Eu estou aprendendo aqui sobre uns triangulos por isso acho que usar Pitagoras é bem melhor que usar seno, co-seno e tangente!

"eu tenho uma faca aqui na minha bolsa, me fala qual é a raiz quadrada de 144 ou eu enfio ela no seu estômago!" Hahahahahahhaha!!

Que burro o tradutor, fui lá ver o que era: dem, den, der e des e ele "disse" : o, o, o e o ¬¬'
Ignorancia!!

Hahaha

Provavelmente seu feriado já foi né?! Bom....então aproveite os sabados e domingos =]

Beijos*