quarta-feira, 16 de julho de 2008

Cigarros


Nós somos 17 alunos lá na minha sala. E 4 já fumam.
O que isso significa? 1/4 das pessoas com quem eu convivo todos os dias, que eu digo "Guten Morgen!", que eu vi ficar triste ou feliz por causa da nota de um teste, que eu descobri algumas manhas e manias...enfim: um quarto dos meus colegas fumam.

Nos meus primeiros dias aqui na Alemanha, eu já tinha notado que muitas pessoas aqui fumam. Assim como a França, na Suíça... Muitos jovens europeus geralmente estão com um cigarro na boca. Muitos adultos também. Por muitas vezes, eu vi o processos de criar um cigarro. Um papelzinho especial, umas ervas (drogas), uma maneira prática de misturar aquilo tudo e enrolar, uma lambida rápida do papel para fechá-lo - assim como cartas - e pronto. Mais um objeto que infecta o oxigênio e os pulmões alheios está feito.

Eu não entendo isso. Por que as pessoas fumam? Quem foi a (desculpa pela expressão) MALDITA pessoa que inventou os cigarros? Por que que eles não veêm o mal disso?
Meu avô paterno fumava, meu pai fuma, meu padrasto fumava, mas já parou, o padrasto da minha mãe fuma, muitos amigos e amigas adultos e adolescentes também.
E todos eles sabem muito bem o mal que isso faz.
Por que, então, continuar, gente?

Por que?

Deixa eu falar um pouco mais sobre esses meus quatro colegas de aula. Dois meninos e duas meninas. Uma delas é uma doida de pedra, que nunca vai pra aula e até hoje, seus maiores avanços na língua alemã, foi aprender a falar "sim" e "não" nas horas certas. Sabem do que mais? Ela me dá medo. A outra, (desculpe de novo pela expressão) é uma vadia que já teve seus cento e tantos namorados, engravidou e abortou. Um dos meninos é um iraquiano que vive falando no meio da aula, tem uma orelha maior que outra e nunca faz dever de casa. O quarto, um que eu descobri que fumava ontem, se chama Jimmy.

Ele é resmungão, irritante, chato, e faz de tudo pra chamar a atenção.
Mas precisava chegar a esse ponto?
Ah Jimmy, Jimmy...como você é idiota, viu?! Du Scheisskopf.
A primeira coisa que ele disse quando me viu foi: "não conta nada pro professor, Laura, entendeu? Entendeu??" Com aquela maneira grosseira dele de sempre.

Ah, queridinho, você que se sufoque com a fumaça. O problema é todo seu. Foi a sua escolha...só sua.
Mas nada me impede de contar pra quem tenha o interesse de ouvir, de ler, não é?

Outros dois colegas nossos estavam andando com ele. Elas nos disseram que o Jimmy começou a fumar há duas semanas. Quando eu perguntei se eles também faziam isso,a resposta foi: "não, claro que não! Eu nunca coloquei um cigarro na boca em toda a minha vida!"

Se são assim tão instruídos, a ponto de saber que isso é ruim, por que não tentaram impêdi-lo? De raio de amigos são esses?
Desse jeito, vão acabar "contaminados" também.

As minhas amigas (estávamos todos na rua, esperando o ônibus chegar, a aula já tinha acabado) disseram pro Jimmy largar aquela...aquela coisa. Pobres meninas. Mesmo se ele apagasse um cigarro, haveriam outros no seu bolso. Muitos outros.

Enfim, nós fomos embora e o largamos lá. Com seus cigarros e seus amigos igualmente burros.
Como tínhamos tido uma aula livre, e ainda era cedo, resolvemos dar uma olhada nas lojas (agora está tudo em promoção!!).

Eu via todas aquelas montoeiras de roupas coloridas que as meninas experimentavam, trocavam, desistiam de comprar... Mas só enxergava o Jimmy. E ele tentando acender o isqueiro, na ventania que estava lá fora. Imaginei qual seria, afinal, aquela sensação, e sem que eu pudessem me controlar, me imaginei com um cigarro na boca. Vi a fumaça subindo pelos meus ombros. Feito incenso. Vi que eu de repente ficava popular entre os alunos da nona série, do segundo grau. E depois eu vi uma mulher jovem, mas com uma aparência muito mais envelhecida do que deveria, com cabelos escuros e ondulados presos numa touca, deitada numa cama de hospital, desmaiada. Havia uma pequena placa ao lado dela que dizia qual era o problema: câncer de pulmão.

E foi nessa hora que eu, digamos, "acordei" dos meus devaneios. Me senti mal. Sentei num dos bancos da loja e apoiei a cabeça numa das mãos. Quase tive vontade de chorar. Quase.
A Elisabeth (uma amiga) me viu e foi até mim, perguntando se estava tudo bem. Eu estava meio branca demais pra época do ano. Eu disse que estava tudo bem, e só tava pensando no que tinha acontecido há meia hora. Ela fez uma careta.
-Cara! Esquece essa história! Você tá a fim do Jimmy ou o quê??

Quase caí na gargalhada. Não. Sem dúvida nenhuma eu não estava a fim do Jimmy. Eu estava pensando apenas como a nossa geração pode ser tão fraca, tão indefesa. Eu só imaginei que, talvez, todos esses iniciantes a fumantes nesse mundo só fossem crianças grandes que tinham se soltado agora da saia da mãe e eram apenas inseguros para com o mundo lá fora. Que apenas queriam ser aceitos por aquilo que julgavam bom o bastante pra eles. E que tinham esquecido que ainda são jovens, e não entendem nada de burocracia ou Direito, pra julgar algo. Talvez todas essas pessoas só precisassem de um pouco de carinho. E um exemplo melhor.

E como diria uma música dos Titãs, que agora eu esqueci o nome: "A melhor forma de curar o vício...é no início".
Pois é gente. Pois é.

Mas é claro que eu não disse nada disso pra ela. Apenas mostrei a língua (o nosso código-secreto, significando que o tudo é uma grande porcaria) e falei que eu achei estranho um colega nosso que ao menos parecia ter um cérebro debaixo daquele cabelo espetado ridículo ter sido tão fraco e idiota. O Jimmy me pareceu mais velho com a fumaça saindo pelas suas narinas. Mais velho não. Apenas velho. Eu pensei ter visto rugas naquele rosto.

A Elisabeth balançou a cabeça. "Sim, sim, entendi".
Mas ela não tinha entendido nada.

Íamos conversar mais, só que nessa hora a Phoebe (outra amiga) chegou trazendo uma blusa que eu adorava e estava procurando há um tempão. Uma azul-céu, com manchas brancas. Como se fossem nuvens.
E o melhor de tudo: foi apenas 3 pratas! Eu amo as promoções na Alemanha!!

As outras meninas gostaram tanto, que cada uma comprou uma blusa pra si (elas são estranhas, eu sei). Ficou combinado: na sexta-feira vamos todas vestidas de céu e nuvens pra aula.
Vai ser um bom dia.

Só mais uma última notificação:
Eu nunca vou fumar.

Nunca.

6 comentários:

Carla Rosso disse...

Não posso comentar sobre esse assunto- eu fumo!
No meu caso não foi uma coisa da adolescência, na verdade eu tinha horror a cigarros...Minha mãe fuma e meu irmão também e eu odiava.
Até o dia que eu comecei a namorar o Fábio e ele fumava. Cada vez que ele colocava o cigarro na boca a gente bigava e eu burra que fui, achei que se cada vez que ele fumasse eu poderia fumar e assim eu Não ficaria Tão irrita,mas eu achei que não ia viciar e foi um grandeeee engano...
Fui infantil, burra e idiota!
Agora não consigo mais parar =(

Anônimo disse...

Que horror, a Carlinha que me desculpe, mas eu ODEIO cigarro, e odeio tambem alguns fumantes, aqueles que não se tocam e vem fumar perto de vc, fazendo vc virar fumante passivo [acho que é assim que chamam]
Falta de ''semancol'' é horrivel mesmo...Então somos duas que NUNCA iremos fumar, quando eu estava na 4ª serie eu tive um programa lá na escola PROERD, um programa para conscientização de jovens para não fumarem, aulas dadas por um policial, que conseguiu convencer varias pessoas, porem sempre tem uns cabeças duras...Ainda bem, que de 21 alunos na minha sala, só 1 ou 2 fumam, mas não é cigarro, dizem que é maconha, mas eu não me meto muito na vida deles, já tentaram dizer pra eles que é errado, mas não ouviram, fazer o quê, cada um com suas escolhas...

Nossa o tamanho disso, é melhor eu parar por aqui...xP

Beijos*

Ps¹: Aii, levei uma bronca da dona do blog...hehe...vou pegar ele sim...

Ps²: Acho que to precisando de um blog pra expor minha opnião, olha o tamanho do comentário (o.O)

Ps³: O nome da música é ''a melhor forma''...

Anônimo disse...

Ps4: Adorei o comentário dai sua mae no post de baixo...

*Klopper, Priscila* disse...

Cigarro. BLÉÉÉÉÉÉ
Se há uma coisa que eu odeio, essa coisa é o cigarro (nem tanto ele,tadinho... mas sim os fumantes que o usam u_ú)

Eu simplesmente ABOMINO quem fuma! E se for fumar na minha frente,eu nem peço pra parar,já saio eu do lugar.
Desde o dia em que eu ouvi que a fumaça era pior pra quem fica perto do que pros próprios,eu não aguento sequer estar no lugar. Ou prendo a respiração (sim!!)

Eu sinceramente não entendo essas pessoas.
Antigamente que as pessoas não tinham muita informação e que o cigarro era sinônimo de "chiquesa" eu não falo nada,mas hoje... com tantos casos horríveis,com tanta informação... Eles que me perdoem,mas quem fuma é BURRO!!! Não tenho pena de falar... é BURRO mesmo... DETESTO!
NUNCA irei fumar... Tem gente que fala que "ahhh.. você não sabe do futuro" AFFE... EU NÃO FUMAREI E PONTO!!!
(desculpe pelo ataque...u_u)


Minha mãe começou a fumar aos 13 e parou depois que eu nasci.
Bonito isso... ^-^

Kissus moça!!! xDD
;**********

(ahhh.. meu novo blog!!! http://gelatinaesmeralda.blogspot.com/ UHUUUlll *_*)

Carol Juvenil disse...

Ontem,quando eu estava comentando,minha internet caiu por horas.Vai agora mesmo!

Laura,desde que me mudei(há uns 3 meses) estou enrolando para fazer um post sobre cigarros.Ainda bem que não preciso mais fazê-lo.

Minha mãe fuma.E muito!Desde que nos mudamos e colocamos internet,ficamos brigando pelo pc.Ele fica no meu quarto,então ela passa todo o tempo aqui.O problema é que ela não pára de fumar!Sempre que ela vai começar,reclamo.Ela fica irritada e diz:"Ah,vai lá pa sala e abra as cortinas".Acho que ela não percebe o absurdo disso...o quarto é meu!É muito irritante,meu quarto é o que chamo de "único canto de paz dessa casa".E tenho que ficar aspirando aquele fumaça nojenta e maléfica.E Vou ficando doente.

Pelo que li,os fumantes passivos são mais afetados pela fumaça do cigarro,pois enquanto os ativos também colocam a fumaça para fora,nós só aspiramos.Acho que minha mãe ainda não entendeu que basicamente,está me matando.

Essas pessoas da sua sala são muito infelizes,Laura.Precisam de uma coisa mortal para se afirmarem enquanto seres humanos.Fracos!Esse Jimmy,que menino bobo.Eu sei como você se sente,vendo alguém da mesma idade seguindo um caminho tão diferente do seu,sendo que você sabe que o seu caminho é bom.Não dá para entender,mas a mente sempre acaba pensando nisso.Ah,a vida não é justa.Os outros estrangando as próprias vidas e nós,que fazemos o certo,temos que ficar pensando neles e seus problemas.Acho que isso é a tal da maturidade.
Beijos(ou kissus)!!

Nina disse...

Amanda, a laura ainda nao respondeu, acho que ela esqueceu, mas ela tbm fez PROERD na escola quando era pequenina, acho que tinha uns 8 anos, ela ja odiava cigarro depois disso, a raiva aumentou. vc sabe o que ela fazia? o pai deixava os maços de cigarro, pela casa, sei lá, em cima da geladeira, da televisão, essas coisas, qd ele se ausentava, lá ia a laura abrir a caixinha e jogar todo o cigarro no lixo, e colocava a caixinha vazia no lugar de volta. ela fazia isso todo dia! todo dia! o pai ficava uma arara!!!!!

mas ainda nao foi assim que ela conseguiu fazer com que ele parasse. O avô da Laura e do Joao, o vô Ruy deles, morreu há poucos meses, devido complicaçoes numa cirurga que nao teria tido se nao fumasse. nem assim o pai da laura parou de fumar. é um problema mt sério mesmo esse vicio. e uma pena! e como disse a carol, o fumante passivo se tem um convívio mt próximo de um fumante, é o mais prejudicado. triste nao?