terça-feira, 15 de julho de 2008

O ursinho de pelúcia


Pêlo marrom, olhos castanhos, três palmos de altura e sem boca pra sorrir. Esse foi o meu mais querido ursinho de pelúcia.
Não me lembro em que dia o ganhei. Dizem que foi no meu aniversário de dois anos, talvez três.
Quem me deu foi a minha singularíssima tia Gabriella. Eu ainda me lembro dela. Gostava muito dela. Tinha um temperamento meio explosivo e cativante. Tinha também umas discussões acumuladas com o resto da família, mas isso não me importava.
Posso até imaginar como deve ter sido o dia em que ela o comprou. Devia ser uma manhã de sol em Belo Horizonte, apesar do dito "inverno" que chega no fim de junho e vai até o comecinho de agosto. Ela talvez estivesse passeando com algum parente, quem sabe o seu irmão, o vô Ruy, ou alguma tia que eu ainda não conhecia. Aposto como ela andava com uma sacolinha de compras para presentear a sobrinha e passou por uma loja qualquer, quando viu o Cherri.

-Vai ser esse mesmo! - ela deve ter dito.

Apesar dos possíveis apelos, seja lá de que parente a acompanhava (pensa bem Gabriella, a menina já tem presentes o bastante...não é melhor deixar para o Natal?) a minha tia deve ter caminhado decidida até o interior da loja e comprado o que queria.

Também posso me imaginar abrindo as caixinhas e pacotes no dia 6 de julho daquele ano. Tenho certeza que adorava ir até BH nessa época. Assim como gosto até hoje.
Meus olhos devem ter brilhado ao ver a grande caixa/sacola/embrulho localizado a uma curta distância de mim. Imagino a minha mãe sorrido, juntamente com a tia Gabriella, ao me ver desembrulhar aquela fofa e imóvel criaturinha. Devo tê-lo abraçado umas vintes vezes antes de ir comer mais uma fatia de bolo, ou talvez um outro pão-de-queijo.

-Que nome você vai dar a ele? - perguntaria minha mãe, enquanto olhava o ursinho de pelúcia deitado ao meu lado na cama. Na hora de dormir.
-Não sei... - devo ter pensado alguns segundos, antes de lembrar de alguma conversa em que a tia Lila (minha querida madrinha e irmã da presenteadora) falava um pouco sobre a viagem à França que havia feito há muito tempo. Devo ter lembrado dela falar algumas coisas em outro idioma. Uma língua chique e complicada, recitada de biquinho. Conhecida internacionalmente como a língua do amor.
-Nina, minha chéri, você cozinha de uma forma explêndida às vezes!
-Ah, o que é isso dona Lila...
-Pode me chamar de tia Lila mesmo - sorriu. - E onde é que está a Laurinha, aquela docinho que é a sua filha?
-Eu não sou docinho tia! - diria uma menininha prestes a fazer aniversário, surgindo possivelmente de camisola.
-Ainda estava dormindo, filha? - reprovaria a mãe.
-O que é isso Nina...aqui em casa, a Laurinha pode dormir o quanto quiser. Não é cherrie?

Eu devo ter olhado para a minha mãe, depois para o urso, depois pensado naquelas duas irmãs, uma forte como pimenta. A outra doce como chocolate.
Não sei se aos dois/três anos eu já era tão esperta, mas aposto que se fosse, devo ter pensado naquela língua misteriosa e rômantica que sempre me cercava quando eu conversava com os moradores daquela casa. Anos depois (disso eu me lembro com clareza) pedia à tia Lila para falar um pouco de francês pra mim. Ela deu um sorriso triste e pediu desculpas. Já não se lembrava de praticamente nada. A bendita memória dessa velha senhora às vezes escapa, Laurinha. A única palavra que se lembrava naquele momento era cherrie. Ela apontou para o meu velho urso enconstado traquilamente em cima de uma estante. Duvido você advinhar por que, Laurinha.

-Eu gosto de Cherri, mãe.

Depois de um tempo, eu descobriria que "cherrie" significa o mesmo que "querida" em francês. Hoveu até uma pequena discussão sobre mudarmos o nome do meu brinquedo/amigo/travesseiro. Mas eu já estava decidida. Ele se chamaria Cherri para que eu nunca esquecesse do jeito engraçado que as minhas queridas tias falavam, quando alguém as perguntava como era Paris.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ai que fofo....
*.*
Também tinha o meu xodózinho...
Pena que hoje não fico mais com ele, tá lá no sotão...
Acho que todo mundo tem um né?!
Ahh, também tenho o Harry Potter 6, mas tá com a tia Sonia [nunca chamo ela assim, só de Tia Gi, mas por aqui todo mundo conhece ela assim]...tenho tambem o 5 e o 7...já li umas tres vezes cada um, e já sei o fim ^^'
Eu gostei...mas não sou estraga prazeres e não vou falar
:-x

Beijos*

Carla Rosso disse...

Que linda história Laura! Tem os presentes que jamais esquecemos, né? E as pessoas que nos dão são ainda mais especiais.
Eu também tenho um desses. Eles já "faleceram" mas nunca me esqueço deles. Quando eu era menor eu conversa muito com minhas pelúcias e tinha toda esperança que eles falassem comigo,mas iss nuncaaconteceu :( rs!
Beijooos

Anônimo disse...

Ahh, agora que eu vi, não vai mudar sua idade não?
Agora voce não tem mais 13 anos...xD
Já é uma menina de 14...=D
:-*

Carol Juvenil disse...

Não duvido nem um pouco de que você fosse esperta desse jeito na infância.E foi muito linda a maneira como você reconstituiu a história do seu ursinho,unindo fatos concretos ao que você imagina que tenha acontecido.Você é uma menina incrivelmente sensível,Laura.E repetirei pela enésima vez:essa sensibilidade com senso de realidade é o que fará de você uma excelente escritora.
Tenho um ursinho que é tão importante para mim quanto o seu Cherri é para você.Sabe o Tigrão,amigo do ursinho Pooh?É ele.Só que ganhei-o quando já estava grandinha,com uns 12 anos.Mas que tive a mesma emoção que você teve aos 2.É bom receber algo especial,não?
Você me lembra a tal da irmã mais nova que eu nunca tive(e nunca quis ter).Tão forte!
Linda história!Parabéns por estar mantendo o blog!É isso aí!
Beijos!
Ps:percebeu que não coloquei nenhuma carinha?Desde que me mudei para o blogspot,decidi que farei um esforço -descomunal,diga-se de passagem- para me expressar sem emoticons!Está sendo difícil...ainda mais quando quero ser sarcástica!

Nina disse...

Ohhh meu Deus, como ela é fofinha!! a minha filhinha!!!

gente, o cherri tá em todas. Mil mudanças de casa, mil escolas, mil amigos, mil tudo, mas o cherri, continua o mesmo. sempre com aquela carinha sorrindo sem uma boca. acompanhando os meninos desde os dois anos (exatos dois anos Laura) da Laurinha.

a tia Gabriela fez mesmo como vc imaginou, vc só imaginou uma coisa que foi diferente, ela te deu em Manaus. Chegou embrulhadinho pelas mãos da querida tia Lila, porque a tia Gabriela só tinha ido a Manaus uma vez e no seu primeiro aniversário de vida.
E desde lá, o Cherri é presença constante. eu tbm adoro aquele bichinho bonitinho...

mas isso faz parte do que Carolzinha falou, imaginação e realidade, é o que faz de vc uma boa contadora de estórias.
Um bj amorzinho

Anônimo disse...

Amanda! Como você pode esquecer seu bichinho de pelucia preferido no sótao??
VAI lÁ PEGAR!! ò.ó
Dê um banho nele (o coitado com certeza vai ficar ensopado por dias, até secar, mas tudo bem), coloque ele perto da sua cama e dê boa noite sempre que for dormir! Pra recuperar o tempo perdido! É uma ordem!! Ò.Ó
Vida longa ao Harry e...tia Gi? Dessa eu nao sabia! Que legal! xD

PS: verdade! Eu tenho que mudar aquilo mesmo! Acho que vou criar uma outra descrição, aquela já enjoou n.n"
Beijo!

Ah Carlinha, eu também converso com meus "bichinhos"! Na verdade, eu até acho legal que eles nao respondam. É como escrever num diário. Acho mellhor do que se eles começassem a dar uma porção de concelhos inúteis que a gante se cansa de ouvir, né?
Bejão!

Brigada Carol! Menina, eu amo os seus comentários!! *O*
Aiii, você tem o Tigrão? Eu acho ele hilário! Quando eu era pequena, nunca assisita muito os desenhos do Pooh, mas quando via, era do Tigrão e aquela calda de mola que eu mais gostava!!

Não por isso. Eu tambem imagino como seria legal se você fosse a minha irmã mais velha. Imagina que loucura!

PS: ei ei, EMOTICONS SAO DEZ!! Um dia vc vai voltar pra eles, guarde minhas palavras e.e

Ah mãe! Porque voce tinha quel falar que isso foi em Manaus?! Estragou meu clima xD
Mas é, né. O Cherri tá sempre conosco! Não importa pra onde vamos!! ^^
Abraço bem grande, mamy /o/

Anônimo disse...

conselhos é com "s" criatura!!!!!!!! ahahahahha a vingança da mamãe, é gente, corrijo porque agora, ela vive me corrigindo no alemão.. muaaaahhhhhhh

Lou disse...

Ohhhh!!!
Aí está ela! Quando você acha que está seguro, que está coberto de razao...vem a SUPER NINA e te mostra toda a verdade!!!!!

Como eu pude fazer um erro tão grande? Como pude agir dessa forma tao insensata? Oh, vou lavar o chão e varrer as janelas, depois de ver este meu erro fatídico!! Que profanação à nossa amada língua portuguesa! Meus sais, como pude fazer isso?? Alguém me respondaaaaa!!!

PS: e ainda escrevi "cauda" com L, que negação, que vergonha! Que raio de escritora de segunda mão temos aqui, meu Deus??

PS2: xD