terça-feira, 8 de julho de 2008

Não julge um livro pela capa, ou uma pessoa pelo penteado

Um pequeno texto sobre um dos meus primeiros dias na Alemanha.

~

Ainda me lembro do primeiro dia que vi um deles. Foi assustador e ao mesmo tempo fascinante. Eu não conseguia fingir mais, estava prestando toda a minha atenção nela.

Não, não estou falando de atrizes, cantoras ou top models. E eu não estava em um show de rock, nem numa tribo indígena. Era um passeio normal de carro pela cidade. Eu observava as flores da calçada pela janela quando vi uma menina de 15 ou 16 anos com um sorvete na mão. Ela tinha o cabelo rosa com uma mecha azul, calças coladas e botas enormes. O rosto garimpado por piercings que iam da testa ao queixo, de uma orelha a outra. Olhos maquiados com lápis preto tão forte, que parecia uma daquelas egípcias dos filmes de múmias no deserto.

Eu posso dizer que, realmente, fiquei com medo. De onde será que ela vinha? Das tribos americanas que pintam o rosto com sangue e fazem sinais com fumaça, como eu tinha visto num documentário? De um filme de terror? De outro planeta?

Minha mãe percebeu meu pânico (ela sempre percebe tudo!) e disse que aqui, os jovens são assim mesmo. Tem gente que é bem normalzinha, sem maquiagem ou cabelo colorido, mas tem gente que quer variar, provar que é diferente. E essa é a forma que eles acharam para chamar a atenção.

A explicação me acalmou um pouco. Mas fiquei olhando pra ela até o meu padrastro fazer a curva. Com o tempo eu fui encontrando outros assim, e me acostumei. A aparência pode assustar, mas os alemães são tão gentis com a gente, que o medo logo passa.
Num dia desses, eu tinha esquecido meu relógio, e devia estar atrasada pra aula. Eu estava esperando o Strassenbahn que ia me levar até perto da escola. Só havia uma mulher com cabelo super curto e rosa, ao lado de um garotinho que devia ser filho dela no ponto. Eu, ainda meio cautelosa, perguntei as horas pra ela.
A mulher respondeu bem rápido e eu não entendi direito. Vendo que eu não sacava nada do que ela dizia, a moça sorriu e me explicou devagar e bem claramente as horas, o tempo até o mini-trem chegar, perguntou se eu estava com muito frio e se eu achava que o tempo iria abrir. O garotinho que segurava a mão dela sorria pra mim e me deu uma das balinhas que ele tinha no bolso. Existe forma mais bonita (e doce) de educação?

Esses alemães...às eles vezes me surpreendem sabe?

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, não julgue nada pelas aparencias...
Sabe, ouvi tantas história dizendo que alemães são mal educados, rudes por que perderam as 2 guerras mundiais e tal...
Mas é tão diferente...
O que aconteceu na verdade foi só uma pessoa julgando outra pela aparencia...
¬¬º
Beijos

Nina disse...

filha, que coisa bonitinha! ahh, olha aí, eu amei a foto dessa menininha de cabelo rosa. isso é anime né? vc sabe que a sua mae é meio burraldina pra essas coisas.

Eu sabia que vc via além, que vc via além das aparências,e eu te admiro mais e mais a cada dia por nao fazer julgamentos, vc me ensina, sabia? todo dia. com relacao aos alemaes, a gente ja aprendeu o qt eles sao pessoas maravilhosas e cercadas de receios e preconceitos vindos de outros tempos, na verdade, eles sofrem mt pelo que alguns deles fizeram, e sofrem até hj, principalmente pelo preconceito de pessoas que nem mesmo os conhecem, e falam mal. sem dar chance a eles.
eu amo esse povo de todo meu coracao. e aqui é nosso segundo lar.

um beijo pra vc amorzinho da mamae (rsrs).

SGi/Sonia disse...

Dá-lhe Laura!
Isso mesmo, sem pré julgar ou pré conceituar alguém.
Mandou muito bem!
(Isso vindo de alguém que na década de 80 usava jeans rasgado e pintava a boca de preto hehehehe)
Beijins

Anônimo disse...

Aqui no Brasil,as coisas são diferentes,você sabe muito bem!Há um porteiro aqui no meu condomínio para o qual eu sempre dava "Bom dia!",mas ele nunca me respondeu.Isso me deixava triste,sabe?Nunca cumprimentei as pessoas,mas desde que comecei o meu blog e disse a vocês que mudei,tento vencer esse meu medo das pessoas.
Os outros porteiros são muito doces,sempre me dão o meu querido "Bom Dia!" e sorriem para mim.Mas o cumprimento do outro realmente me faz falta!Eu sei que ele estranha quando passo direto por ele,sem dizer algo.O problema é dele,foi chato comigo!
Gentileza(ou a falta dela)muda o nosso dia,não?
Ah,mesmo que a gente jure que nunca mais vai fazer isso,sempre julgaremos as pessoas pelas aparências.Tem que lutar contra,mas não acaba!

Anônimo disse...

necessario verificar:)